BRASIL A MAIOR POTENCIA DA AMERICA-LATINA, ESTA SE ARMANDO

O aumento de gastos com defesa na Venezuela, no Brasil e no Equador, somado a recentes compras significativas de armamentos por Chile e Colômbia, pode marcar o início de uma corrida armamentista na América do Sul, afirma reportagem do jornal americano Christian Science Monitor publicada nesta quarta-feira.

Com o título “Será que a América Latina está partindo para uma corrida armamentista?”, a reportagem diz que a preocupação aumentou com as recentes compras do Brasil e da Venezuela.

“O presidente venezuelano, Hugo Chávez, rico com dinheiro do petróleo, gastou livremente com helicópteros de ataque e transporte, aviões de combate russos e 100 mil rifles Kalashnikovs.”

“No vizinho Brasil, que tem metade da área e da população da América Latina, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu recentemente ao Congresso que reservasse R$ 10,13 bilhões – um aumento de 53% – para o orçamento militar de 2008″, diz o jornal.

Segundo o CSM, o aumento de gastos com defesa se deu por motivos diferentes na região, mas alguns dos países se preocupam com as ambições de Chávez e não querem permitir que ele saia na frente militarmente.

“O Brasil e a Venezuela já disputam a supremacia política na América do Sul, com Chávez reunindo os radicais de esquerda sob sua bandeira socialista e o presidente Lula liderando uma coalizão de sociais democratas mais comedida”, afirma a reportagem.

“Neste momento, os dois líderes são amigos e as duas nações não têm disputas sobre a fronteira ou conflitos históricos que possam ser inflamados”, acrescenta o jornal.

“Mas há tensões entre a Venezuela e a Colômbia por conta de águas territoriais ricas em gás e zonas da fronteira onde as guerrilhas das Farc estão ativas. E a Venezuela já reclamou a região oeste da Guiana.”

Investimento – A reportagem ainda cita o coronel da reserva Geraldo Lesbat Cavagnari, coordenador do grupo de Estudos Estratégicos da Unicamp, que teria dito: “O Brasil não vai dizer isso, mas o armamento do Chávez fez com que ele investisse nos militares”.

O CSM afirma, no entanto, que poucos acreditam que Chávez esteja se armando para atacar um país vizinho.

“Ainda assim, a idéia de um líder imprevisível com armamentos modernos preocupa alguns moderados do continente”, diz o texto. “Mas muitos analistas afirmam que a região não pode destinar grandes quantias para a compra de armas.”

“A pobreza ainda é um grande problema na maioria dos países sul-americanos e ela – junto com infra-estrutura, justiça e educação – é vista como prioridade mais importante do que submarinos ou aviões de combate.”

A reportagem conclui afirmando que o investimento em defesa no Brasil, na verdade, vem atrasado para “o maior país da América do Sul”.

Segundo o jornal, anos de negligência deixaram os armamentos brasileiros obsoletos ou sem manutenção.

Além disso, as prioridades de defesa teriam mudado e se concentram agora na defesa de suas fronteiras na selva, no norte e oeste do país, e nas águas territoriais, onde foram encontradas novas reservas de gás e petróleo.

About these ads

51 Respostas to “BRASIL A MAIOR POTENCIA DA AMERICA-LATINA, ESTA SE ARMANDO”

  1. wellington Says:

    o brasil tem sim que ser um país dedicado ao militarismo pois no futuro que pagará pelo erro de não nos armarmos serão nós mesmo. brasil tem capacidade e vai sim ser um dia um país que pode enfrentar qualquer potencia militar..

  2. O brasil tem que investir em armamento pra subjulgar seus vizinhos, e assim donimalos economicamente e milirtamente.

  3. anderson alves Says:

    conversa fiada pensar que a venezuela pode infrentar o brasil.
    essa meia duzia de helicptero não serve pra nada…
    O brasil está investindo na bomba atômica.

    • C ta loko? nunka que o brasil teria investimentos em bombas atomicas o barsil e sim o mais rico da amaeica do sul mais contra o chile ajente perderia sim rsrs malukos vc´s heim animails

  4. anderson alves Says:

    “ó”

  5. anderson alves Says:

    “Bomba atômica já!!!”

  6. Sentimos envaidecidos de saber que o Brasil deve ser uma potência bélica. Questão de Soberania, mas a educação principalmente cívica é necessária. Patriotismo é sinônimo de cultura e desenvolvimento. Ou será que voces já viram um país desenvolvido que não tenha um povo patriota? Os argentinos por exemplo são infinitamente mais patriotas que os brasileiros. Fico triste e envergonhado por isso. OAB/SP 164.804 Olímpia SP.

    • Wilson, gostei do que você disse e é verdade. Há grande necessidade de se mudar o modo de pensar de muitos… isso só acontece através da educação em seus diversos caminhos. Infelizmente ainda não será do dia para a noite que isso acontece. Levam-se anos! O importante é começar essa mudança. Mas quando se dará? Aí é que está o problema.

    • Concordo com o Drº, mas acho que o Brasil tem sim que começar a pensar na segurança, e se necessario gastar, para se tornar uma potência Bélica, alguns sacrificios são necessario, o que não podemos é ficar a merce de pessoas como Chaves, este com certeza não esta só pensando em segurança e soberania nacional, tivemos exemplo com acontecimentos como a Petrobras, que querendo ou não foi praticamente expulsa do pais, e o Brasil com estas novas descobertas de petroleo e gas, se tornará com toda a certeza um pais em que o mundo ficara atento e de olho, e não queremos que paises como os EUA, que fizeram um massacre no iraque sem se importar com os civis, usando desculpas de que teria armamentos nucleares, coisa que até hoje ninguem fala ou prova com fatos reais e incontestaveis, Vejo esta compra de aviões, submarinos, helicopteros … como um aviso ao mundo que somos Brasileiros mas não burros ou ignorantes , em esperar acontecer, para depois tentar consertar….

      • O grande problema dos sul-americanos é que só sabem falar mal dos EUA, acredito que é pura inveja, mas tudo bem.
        O Iraque provocou até que encontrou o que queria, o presidente do Irá está no mesmo rumo e não vou aki dar um de hopócrita e defender akela maluco.
        Vamos parar de HIPOCRISIA com os EUA, eles são bons e não temos de ficar invejando os caras.

    • Francisco Says:

      “Sentimos envaidecidos” O que é isso? Vá estudar e pare de dizer asneiras.

  7. na minha opiniao o brasil deveria investir pesadamente em armas para defender sua populaçao deveria se aliar a russia a correia do norte e ao iran na fabricação de armas, pois como nas sabemos por baixo da amazonia ( floresta )a recursos minerais alem de petroleo e gas inesplorados e incalculaveis, devemos pensar no futuro , obrasil deveria fazer uma paz aliança com os outros paises da america do sul para fortalecer militarmente a regiao e quando quizer poder dizer nao aos porcos do ” 1º” mundo que nao querem nada de paz e sim apunhalarmos pelas costas quando tivermos destraidos , se eu pudese voltar no tempo aquelas bombas nucleares tiinhao caido sobre o solo dos eua.

  8. AQUINO JAPIASSÚ Says:

    O Brasil precisa se armar para evitar contratempos.

  9. O brasil Possui o maior arcenal belico da america do sul… dentre um dos paises mais rico economicamente da regiaoo se investiçe no eexercito rapidamente iria trazer grandes provocaçoes tanto de chaves como dos eua ,rusia e china, pq eles podem se arma e nois naum?? prasim deveria investir numa bomba atomica rapidamente e criar logo a merda do sub-marino com propulsao no clear dj naylson andrade sempre:> acre

  10. O Brasil com certeza precisa se armar, e fabricar seus armamentos, produzira avioes militares supersonicos, principalemnte os motores que temos que importalos que ficar sujeito a autorização dos outros paises a compra de peças de reposição. Se os páises de primeiro mundo pode produzir seus armamentos, por que proibem os outros de faze-los, será que só leles tem este direito, nos tambem temos o direito profissionais capacitados para desenvolvelos temos o que falta é investimentos e politicos corrruptos tentando ganhar em cima das compras estrangeiras, compras de armamentos militares não deve ser coisa de politico quem deve decidir o que comprar e onde comprar é o comando do Exercito, Marinha e Aeronautica, estes sim são capacitados

  11. EDUARDO DE CARVALHO Says:

    O Brasil precisa se preparar para enfrentar os desafios e perigos do seculo 21. Acho que nos estamos é muito atrasado em questao de armamento. E o Brasil sim precisa é dominar a tecnologia da bomba atomica. os Estados Unidos caso entre em combate com Brasil não se hesitará em soltar umade suas bombas atomicas por aqui, assim como fez com o Japão. e ai teremos que lutar de iqual para iqual. Claro, a Paz é muito melhor a todas as nações.

  12. Parabens pelo bem colocado assunto, como voce mesmo diz sera que só eles podem se armar e nós temos que ficar a merce deles?
    Recentemente com novas descobertas de petroleo no pré-sal temos que começar a rever nossos conceitos sobre defesa e soberania nacional, e este CHAVES, que mais se parece um louco, não esta belicamente se armando simplesmente por se armar, ele esta é de olho em seus visinhos, ele não é tão tonto como pensam e demorou muito para que realmente o congresso e o nosso presidente olhe o pais com mais atencão, hoje afirmo, com certeza que a venezuela Bélicamente dizendo é o país mais bem preparado da america latina, e não podemos esquecer do golpe que os E.U.A fizeram ao descumprir normas para a produção de notas e os juros absurdos que foram impostos ao mundo quando eles se viram com bolsos furado, por negligencia deles o mundo pagou um preço muito alto, nosso pais é hoje uma economia forte, pois por increvel que pareça passamos por esta crise melhor que muitos paises economicamente dizendo, maiores que o Brasil….

  13. jonas nepomuceno Says:

    acredito q o brasil vai ser em pouco tempo a maior potencia mundial,como ja estamos mostrando ´…
    o brasil e o maior produtor mundial de alimentos ,vamos ter as maiores reservas de petroleo do planeta,ja somos bons em tudo ,o q falta +…
    temos sim q investir em armamento fortes ,ainda ta pouco a compra q o brasil fez com a frança,devemos investir mais em nossos soldados.
    o brasil tem sim capacidade de ser um lider mundial ,nao so na america latina …o brasil ja era p ter desenvolvido a bomba atomica ,temos de investir tambem nos cintistas brasileiros
    outros paises que tem lokos como lideres nao tem bombas atomicas ,como Russia e uea .
    existe milhares de bombas atomicas no blaneta mais uma ou duas nao vai faz tanta diferença ,mais sim mais respeito a nossa naçao…

  14. paulo tavares Says:

    Brasileiros são uma cambada de indios misturados com pretos e portugueses.
    A argentina sim,essa um dia será uma grande nacion, somos europeus.
    VIVA ARGENTINA

    • Luiz Fernando Ribeiro Says:

      Ah..pois uma potencia que é a Argentina,nossa to até com medo,eu a potencia de vcs nas Malvinas,vcs são ridículos….mas como vc é burro heim …credo….tamanha asneira que vc disse……rsss…..

      • Lozada de Alburqueque Says:

        A Argentina uma potência….(gargalhadas)… que piada. O exército de vocês é uma fraude. Não tem armentos, e os que existem, que são poucos, estão sucateados. Nem falar do desastre e a vergonha que passaram nas Malvinas. O superiores do exército trataram seus soldados como escória. além dos argentinos serem enxotados com um pé na bunda pelos britânicos.

        Em termos de educação, vocês também estão perdendo prestígio. Nas faculdades públicas, os professores são mal pagos e o nível está cada vez pior. Tem gente na UBA e na UNC que não sabe nem escrever direito.

        Sem falar na vergonha que é a “democracia” de vocês, onde uma presidenta eleita não pode viajar ao exterior por medo do vice roubar o poder…

        E esses dias uma conta do Banco Central Argentino foi embargado pelos Estados Unidos.

        Vocês são europeus? Vocês são um piada, isto sim. Quando vão aprender a ser um país sério?

    • a filo fica esperto o brasil eo mais pais da america do sul eo 5 mais populoso a argentina ta longe não viaja seu mané.

    • a argentina e uma bosta pesquisa no google paises mais populosos brasil esta em 6° lugar e argentina??

      brasil pode sim melhorar bastante praticamente ja e uma potencia pelo numeros de habitantes isso conta e bastante, tipo na guerra contra paraguai argentina ajudou o brasil com pouco militares e uma vergonha o numero de militares (gargalhadas)

  15. Concordo, em parte, que o patriotismo seja fruto somente de uma elevada educação e intelectualidade de um povo. Vejo outro fator
    preponderante para tal sentimento: ideologia. A ausência do patriotismo
    é fruto, também, não só do que foi citado como também de políticos
    corruptos, capazes de vender a própria mãe. Espero que futuramente
    tenhamos severas penas para esses pilantras transvestidos de brasileirissímos cidadões acima de qualquer suspeita.

  16. Uma grande nação, uma das maiores economias do mundo…nao tem objetivos armamentistas? So o brasil no mundo ne? È bom iniciar uma politica mais “civica” nesse pais!

  17. o brasil deve se arma porque tem riquesas naturais e a maior economia da america latina e o maior pais da america latina em espanssao territorial e geografica e tem a maior froresta do mundo e e das umas potencias economica mais nao e potencia militar brasil tem seu objetivo porque esta si armando porque esta gastando tanto com a frança o brasil esta gastando porque se nao gasta tanto vai perde suas riquesas naturais seu pre sal e sua economia alta e isso agora venazuela colombia chile nao tem objetivos porque esta gantando tanto a economia e fraca nao tem tanta riquesas naturais como o brasil eles estao si armando nao para defesa de paz mais para sim ameaça quer guerra

  18. eu acho q o brasil tem condiçoes de elevar sua capacidade militar e distacar aqui en nossa america.e bom saber q os gastos almentam .mas as riquezas tambem vem sendo descoberta a cada instante o brasil nao pode ficar toda vida com uma de bonzinho nao,o lance e envestir na educao,na saude na infra estrutura,mas jamais adormecer os envestimentos nos militares q merecem,,eu vivo nos estados unidos mas sou brasileiro ate morrer,e tenho odio de americano,so por que se acham dimais,igual agora envadiram a HAITI.vcs acha q eles ta la de bonzinhos q sao,,nao e nao,eles quer marcar seu emperio en nossas terras, uma vez q estiver em central america,ja e um passo para america do sul.portanto,vamos amar mesmo, com armas nuclear com os gripen com os submarinos,e com as armas nacionais de curto e medio alcance,boa sorte a todo brasileiro nos merecemos mais seguraça e suberania garantida

  19. Esse tal de Amarildo Califórnia, Florida, Texas e idiota, demonstrando pouca cultura cívica, ou de qualquer outra espécie, que escreveu acima, deveria ter vergonha de escrever besteiras. Nunca vi dizer que brasileiro tem inveja de americanos. País sem nome, mas de muito valor como os USA, lógico que tem que ser reconhecido, mas prefiro tudo que é nosso, nossas músicas nossa cultura e nossa hospitalidade. Se voce acha que eles são tão bons, vá viver lá prá voce com toda essa ignorância, ser por eles humilhados, vai sentir na pele o preconceito, ainda mais se tiver tipo físico de nordestino e não falar fluentemente o inglês. Se não tem o que falar, “por que não te calas”! Wilson Emilio da Silva OAAB/SP 164.804 – Olímpia SP – (Melhor Clube Termático do Brasil).

  20. BRASIL TEM DINHEIRO.SO NÃO SABEM GASTAR.OS VENEZUELANOS ESTÃO COM 11 SUBMARINOS. ISSO E A RELIDADE NOS JA NÃO SOMOS A POTENÇIA DA AMERICA LATINA OS VENEZUELANOS ESTÃO NA FRENTE.

  21. Francisco. vai toma nó cu,como vc manda as pessoas estuda. o Brasil tem que se arma mesmo temos que ter resistencia somos uma nasão e temos que esta preparado ..

  22. dr amilton Says:

    para mim, não temos que nos preocupar com disputas entre brasil e venezuela, o lula e o chavez sao namoradinhos próximos, e o chavez provavelmente deve estar injetando dinheiro no brasil por interesses políticos…….acho q o brasil tem muitos planos para o futuro, que nem possamos imaginar.

  23. tem um cara ai q adora os americanos,deve ser um bate boquete,

  24. RSRRSRRSRR DUVIDO QUE BRASIL SEJA POTENCIA,, investimento em defesa no Brasil, na verdade, e atrasado MUITO ,,BRASIL E SEU CAÇAS TECO TECO

  25. joao terba Says:

    O que devemos nos preocupar é com a qualidade de vida,o que precisamos é de boa educação,saúde,segurança e emprego,veja o exemplo do Canadá,Bélgica e Holanda não são potência militar,mais são exemplo para o nosso país.

  26. Amarildo,os eua so invadem republiquetas de bananas,porque eles nao invadem a Rusia maior exportador de petroleo? a China,a India e o BRASIL? RESPOSTA,Brasil,Rusia,India e China,nao sao Republiquetas de bananas. HE HE HE

  27. Bem, é obvio q isso é uma nessecidade “pasica” pois so mantemos a paz nos preparando pra guerra , isto é um fato de toda forma temos que impor mais respeito e um tom de liderança em nosso continente, pois seria humilhante perder uma guerra pra um pais visinho com 1/3 de de nosso teritorio, rsrs e outra ñ to pagando impostos pra tomar tiro..rs

  28. Acho q o Chile é o pais com mais capacidade de ultrapassar o Brasil.Eles estao investindo bastante na força militar do pais.
    Só pra dexar claro nao existe mais bomba atomica e sim miceo no clear.

  29. Diego Novais Says:

    O Brasil deve sim invenstir na indústria armamentista, pois com o consumo elevado da água, logo guerras serão travadas por busca de tal recurso, e como sabemos, o Brasil é rico em água doce, o que seria um ótimo alvo para países sem grandes reservas de água. Concluindo: um grande poderio armamentista seria interessante para se defender desses países.

  30. O NOSSO PAIS, O BRASIL, ATRAVÉS DE SUAS AUTORIDADES, TEM-SE, MESMO QUE SE ARMAR CONDIGNAMENTE COMO UM PAIS GRANDE, PARA DEFENDER A SUA SOBERANIA COM CORAGEM E BRAVURA, PRINCIPALMENTE, AS SUA IMENSAS FRONTEIRAS E MAR TERRITORIAL FRAGILIZADAS. cASO CONTRÁRIO, O FUTURO DO BRASIL E SEU POVO, PAGARÃO PELA OMISSÃO, FRAQUEZA E DESCUMPRIMENTO CIVIL DE NOSSOS GOVERNOS ANTEPASSADOS E PRESENTES. E O PREÇO SERÁ ALTISSÍMOOOO!!! ACORDA BRASILLL!!! ARAÚJO, JP, 25.11.11

  31. AQUINO CORREIA JAPIASSÚ FERRO Says:

    O NOSSO QUERIDO BRASIL PREPARA-SE PARA RENOVAR SUAS AERONAVES E COMPRAR NAVOS E SUBMARINOS. ESSA PRÁTICA É BOA, CONTUDO, PRECISAMOS MANTER A INDUSTRIA NACIONAL EM ATIVIDADE.

  32. Na ,minha opinião, esses investimentos está aquem das nessecidades da nação, temos muito a perder, so na floresta amazonica brasileira ,ah trilhões de dolares em minerais de todo os tipos,água em abundancia, no mar nem se fala, e hoje qualquer argumento é motivo para saquear as riquesas de outras nações,na amazonia nos temos as farcs, os ambientalistas de asfalto etc……………..

  33. .O nosso pais,foi o um dos dois paises das americas que participou da segunda guerra mundial ,temos os melhores soldados com treinamentos fortissimos,tanto que temos brasileiros no exercito americano , que até treinou soldados na guerra do afeganistao.O problema sao as armas,nao adianta nada ter os melhores soldados sem as melhores armas certo? Por isso o brasil tem que investir pesado nas forças armadas,porra nois tem as terras mais ricas e invejadas do mundo entao temos que se tonar uma potencia belica sim, e pra aquele filho da puta que nos chamou de indios e pretos misturados com portugueses eu ti pergunto oque é argentina ? Pode fala é mesmo um pais insignificante de fraca economia fraca cultura e de fraco poder militar eu acho até que num da nem pra rivalizar com o brasil em nada a pessoa mais influente la e a porra do maradonna . Até o suriname vai passa a argentina rsrsrsrsrs

  34. Ainda bem que temos um pib superior a 2tri e os eua ,china ao nosso lado se conciderarmos temos um poder mais forte que 80% da europa
    Um pais fraco daqule nunca sonharia em atacar o brasil
    Ahhh Obs:Somos o maior produtor de uranio do mundo
    Isso significa que bummmmmmmmmmmmmmmmmmmmm

  35. enquantos os outros paises pensao em si armar o brasil ja e a sexta economia do mundo. que esta boa fase seja reflitida, na

    educacaõ, saude, seguransa, trabalho. para voce sua familha
    se voces nao sabem nos ja temos a maio armar deus e brasileiro
    viva o brasil eu garanto a voces desa geracaõ e de outras vamos
    deichar um pais justo sem da um tiro se que o brasil vai ser a portencia mundial na educacão; saude; trabalho. eu garanto.

  36. ELVIS GONÇALVES Says:

    “Si vis pacem, para bellum”, é uma máxima Romana que significa: se queres paz, prepare-te para a guerra; e se levar em conta que Roma foi o maior império mundial de todos os tempos é bom dar atenção! No entanto, falar em se armar nos dias atuais não é apenas fabricar armas bombas, aviões, navios, submarinos, etc…, pois não é segredo pra ninguém, que nos dias atuais até mesmo o Paraguai é capaz de dizimar a raça humana da face da terra com o seus apetrechos bélicos. como tudo evolui em nosso planeta as guerras também evoluíram, não é que na atualidade acabaram as grandes batalhas, sádicas e cruéis, pelo contrario, só que hoje elas são travadas com canetas, os fuzis e facas ficaram apenas na lembrança dos tempos em que as guerras eram mais sangrentas, mas menos covardes e cruéis que as da nossa geração.
    “Si vis pacem, para bellum”, essa máxima não perdeu a serventia, acontece que hoje os inimigos são outros, normalmente usam como farda, terno e gravata, então vai uma dica, quer se preparar para a guerra, estude! e seja um profissional técnico.
    se você é daqueles que acredita na grande guerra mundial liderada pela China X EUA, se liga, viaja não….
    abraço!

  37. gente o brasil não precisa se preocupar com o joguinho politico da venezuela agora com uma mulher na politica o brasil tera mais sensibilidade para tratar de papéis tão importantes da politica deixa eles pensar em se armar nós ja estamos armados desde que a economia começou a crescer

  38. O AMARILDO, vc é um débio mental em se iludir com os EUA, pois este País é xenofóbico, prepotente, assaltante dos recursos naturais das outras nações e quando ajudam algum país; bom, é pque tem em mente o seu próprio interesse e sede.
    Acorda tapadao, pois vc tem mente de evangélico furado.

  39. acredito sim que o brasil tenha cilindros de uranio 90% bom tomara mas não e 6 ou 7 cilindros que vão meter medo no irimigo mas algumas dezenas . do meu ponto de vista o brasil nem precisa aquartela um enorme contingente[ soldados ] mas sim de uma frota de submarinos com propução e armamento nuclear ai sim vamos poder sustentar nosso modo de vida . mas so uma coisa me deixa doente e o fato de todo este processo e que tambem salvaremos o nojento modo de vida de ladroens marajas e comunistas de BRASILIA DAI O BRASILEIRO VAI TER DE ESCOLER SE VAI CONTINUAR A SER LEVADO NO BICO .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: